OLISIPO CON\VIDA é o programa sócio-cultural do Grupo Vocal Olisipo

O Grupo Vocal Olisipo, já com mais de 30 anos de existência, procura e sempre procurou ter um papel activo na interacção com a sociedade que o acolhe e nas comunidades onde se apresenta. Em paralelo à temporada de concertos, o Olisipo desenvolve diferentes tipos de actividades, proporcionando ao público experiências que são reveladoras da importância da cultura musical no desenvolvimento humano e na qualidade de vida, e cumprindo também a missão do grupo. Realçam-se alguns exemplos de actividades realizadas no âmbito deste programa:

OLISIPO

CON\VIDA

Acções educativas 

 

Workshop coral para alunos da Hwa Chong Institution (Singapura, 2012)

Workshops de Canto e Interpretação - parceria com Instituto Gregoriano de Lisboa (regularmente)

Workshop coral para alunos do Conservatório Regional de Setúbal no Fórum Luísa Todi, finalizando com concerto no Festival de Música de Setúbal, em conjunto com o coro do conservatório, no qual se estreou uma obra de Raul Avelãs (Setúbal, 2014)

Ensaio geral com conversa prévia sobre o programa, oferecido aos alunos do Instituto Militar dos Pupilos do Exército, Igreja dos Castros, Convento de S. Domingos de Benfica. Requiem a 6, de Frei Manuel Cardoso (Lisboa, 2017)

Masterclass no Ciclo Carmina Antiqua 2017 organizado pelo Instituto Extremeño de Canto y Dirección Coral (Badajoz, Espanha, 2017) 

Workshops nas XXIII Jornadas Formativas Amadeus em Puebla de la Calzada (Badajoz, Espanha, Maio e Novembro de 2018)

Concerto didático para as escolas da região da Cantabria - Centro Botín (Santander, 2019)

Eventos em parcerias institucionais

Concerto de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Panteão Nacional. Polifonia Portuguesa (Lisboa, 2012)

Participação na Gala 70° Aniversário da UNESCO, Teatro Nacional de S. Carlos (Lisboa, 2015) 

Concerto pelo Dia Europeu da Música Antiga - Igreja de São Pedro de Alcântara, Lisboa - Réseau Européen de Musique Ancienne; RTP/Rádio Antena 2 (2019)

Concertos abertos e oferecidos às comunidades

com comentários feitos pelos artistas acerca do programa apresentado

Concerto de recolha de fundos para o Banco Alimentar (Caldas da Rainha, 2010)

Concerto de Natal, Igreja do Menino Deus. Horto Sereníssimo e Magnificat em Talha Dourada, de Eurico Carrapatoso (Lisboa, 2011)

Recital de Canto e Piano: Armando Possante e Luíza Gama Santos - Instituto Gregoriano de Lisboa. Dichterliebe, Robert Schumann - explicação e apresentação do ciclo aos alunos e convidados (Lisboa, 2012)

 

Recital de Canto e Piano - Armando Possante e Luíza Gama Santos - Museu Malhoa, Caldas da Rainha. Dichterliebe, Robert Schumann - explicação e apresentação do ciclo aos convidados (Caldas da Rainha, 2012)

 

Concerto comemorativo dos 25 anos do GVO. Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, 2014)

 

Concerto solidário Lions Clube Almada-Tejo para angariação de fundos para o Lar Senior de São Tiago, Convento dos Capuchos (Almada, 2015)

 

Concerto de Natal da Junta de Freguesia de Carnide, Igreja da Luz (Lisboa, 2015) 

 

Concerto de Natal, Igreja de N. Srª. da Conceição Velha. Canções e Vilancicos de Natal  (Lisboa, 2017) 

 

Concerto de Natal, Igreja de N. Srª. da Conceição Velha. Responsórios e Canções de Natal (Lisboa, 2018) 

Parcerias com entidades de cariz social

 

CVI (Centro Vida Independente) - Parceria em acções regulares no sentido de permitir um acesso organizado e facilitado dos sócios aos concertos do Olisipo

HOME
CONTACTOS

© GRUPO VOCAL OLISIPO . 2020  (todos os direitos reservados)

Subscreva a nossa lista de divulgação

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Grey SoundCloud Ícone